No passado mês de fevereiro, uma amiga de longa data de Gerdi McKenna, uma mulher sul-africana de 35 anos recentemente diagnosticada com câncer de mama, enviou um e-mail para várias outras amigas convidando-as para uma sessão fotográfica especial. McKenna não foi avisada, até que o inesperado aconteceu.
Antes de qualquer outra explicação, o melhor é assistir ao vídeo de Albert Bredenhann, que documenta um dos atos de amor e amizade mais intensos que já passaram por aqui (as legendas estão em inglês, mas mesmo que você não entenda uma palavra, aconselhamos o uso de lenços de papel).
Em solidariedade com McKenna, as amigas decidiram raspar o cabelo, mesmo nunca tendo feito nada parecido antes e mesmo que, pelo meio, tenham escapado algumas lágrimas.
Para McKenna, mãe de um menino de cinco anos e de uma menina de um, a experiência foi igualmente transformadora:
“O primeiro rosto que eu vi foi o da minha irmã, que vive a duas horas de distância… mas sem cabelo! O que vi a seguir foi a minha mãe… também careca. E depois todo mundo ali tirou os gorros que estavam usando e mostraram suas cabeças raspadas. Fiquei completamente espantada, não tinha ideia do que estava acontecendo (…) Seguiu-se uma torrente de lágrimas”.